A enfermagem é uma profissão que busca promover o bem estar do ser humano. Nos aspectos psicológicos, espirituais, sociais e físicos. Considerando sua liberdade, dignidade e atuando na promoção da saúde, prevenção de enfermidades, no transcurso de doenças e agravos, nas incapacidades e no processo de morrer.
É uma ciência e uma arte.
A ciência com seu corpo de conhecimento próprio visando a saúde e a arte de cuidar do paciente, durante períodos de doença, auxiliando-o para atingir seu potencial máximo de saúde e durante seu ciclo de vida.
Nós do Diretório Acadêmico, acreditamos que o enfermeiro deve colocar-se no lugar do outro, passando a cuidar com um significado de humanizar. Envolvendo respeito, dignidade e abrangendo a expressão amar ao próximo como a si mesmo.
Cuidar e ativar um comportamento de compaixão, de solidariedade, de ajuda, no sentido de promover o bem, isso é humanização hospitalar: Tocar, conversar e ouvir o ser humano que está à sua frente. Tratar o paciente como pessoa, respeitar suas individualidades, suas vontades, suas emoções, suas crenças, seus pudores... cuidar da pessoa como um todo, não cuidar só do corpo.
Saber sempre que o paciente deve ser considerado como uma pessoa que está em um momento difícil, mas que é um ser humano com necessidades, sentimentos. Alguém que precisa não apenas de cuidados físicos, e nunca esquecer que quem está ali é uma pessoa igual a você. Mas que está doente, necessitando de cuidados. Ele precisa tudo o que você precisa: o espiritual, afetivo e alivio de dor.
Um cuidado além de técnico, com uma dose de sentimento. E jamais um tratamento como um número, uma doença, uma patologia.
Assim,entendendo e aceitando quem somos e o que estamos fazendo, seremos capazes de cuidar.
A enfermagem é aprender a sorrir e mostrar alegria e gratidão por estar cuidando. É poder ter uma forma de viver para o próximo sem nunca deixar de sermos nós mesmos.
É ser um anjo de branco que respeita a vida.
Por: Eliane Bomfim – Comissão de Imprensa – DAENF - UNEB
Diretório Acadêmico de Enfermagem.-DAENF