terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

População idosa paulista não conhece os fatores que causam doenças cardiovasculares


Uma pesquisa realizada pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), publicada pelo Datafolha, mostra que a população idosa do estado de São Paulo não tem cuidado com a saúde.

Uma em cada dez pessoas com mais de 60 anos não se dão conta que o sedentarismo, colesterol, diabetes e má alimentação são fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Na entrevista foi levantado que 92% dos idosos não mencionaram o diabetes, nem o sedentarismo e a ingestão de gorduras como causas de risco para o coração; 74% dos entrevistados não relacionaram a hipertensão como um dos fatores importantes para a causa de infarto ou derrame. Sem contar que o colesterol foi um dos campeões do desconhecimento da população que não fez relação entre as doenças cardiovasculares.

"Esta pesquisa mostra que os profissionais de saúde devem atuar mais na educação em saúde, buscando a prevenção e a identificação das principais doenças que afetam os idosos", alerta o enfermeiro e tutor do Portal Educação, Alisson Daniel.

O maior problema apresentado por essa pesquisa é a total falta de conhecimento da população idosa com as doenças cardiovasculares. A solução seria elaborar campanhas de prevenção e esclarecimento não só no estado de São Paulo, como também no país todo. 

Fonte (extraído de) : www.enfermagemhoje.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário